A hora de selecionar cosméticos para a sua pele merece atenção, pois existem uma enorme variedade no mercado com todos os tipos de substância e escolher o produto errado pode causar efeito contrário ao esperado.
Algumas substâncias, por exemplo, podem causar alergia, já outras podem deixar a pele oleosa. A dica é sempre conferir a lista de ingredientes no rótulo e assim fazer um filtro.
Por isso, para ajudar o seu processo de compra, eu separei 4 substâncias que definitivamente não são indicadas para todo tipo de pele.
1. Parabeno
Ativo usado para evitar a formação de bactérias e fungos nos produtos, não indicado para pele sensível, pois pode ocasionar alergias. Além disso, o seu uso em excesso faz mal à saúde e pode provocar alterações hormonais.
No rótulo: paraben, metil, propil, butil, etil e isobutil.
2. Derivados de petróleo
Geralmente são usados para causar o efeito de pele mais macia, mas seus ativos causam obstrução dos poros, o que pode provocar oleosidade e até mesmo desenvolvimento de acne.
No rótulo: petrolatum, parafina líquida, isoparaffin.
3. Sulfato
Usado em cosméticos que prometem a limpeza da pele, essa substância é extremamente forte e remove a camada superior da derme.
Todos devem evitar esse ingrediente, sobretudo quem apresenta problemas com acne, dermatites, eczema e psoríase.
No rótulo: prefixo sodium, sulfuric acid
sodium salt, akyposal sds, aquarex me e um
aquarex methyl.
4. Radicais Livres
Os radicais livres atacam outros átomos para se tornar estáveis, sua presença em cosméticos não é indicada já que pode acarretar envelhecimento precoce.
Comments