top of page
Buscar
Foto do escritordranathaliamorato

Desvendando o Colágeno: Tudo o que você precisa saber sobre essa proteína


Você já deve ter visto em inúmeros lugares sobre o colágeno, mas você sabe realmente qual a sua função? Hoje vou revelar os principais mitos e verdades sobre essa proteína tão falada, então já pega o caderninho para anotar e deixe aqui suas principais dúvidas, afinal cada pele é única e você também!

Descobrindo o colágeno

O colágeno é uma proteína encontrada naturalmente no organismo. Ele ainda contribui para a elasticidade, resistência da pele, saúde das unhas e cabelos. Além de ser responsável por constituir as fibras que sustentam os tecidos do corpo, como: ossos, músculos, tendões e articulações.

Funções dessa proteína tão amada

1. Fortalece as unhas e os cabelos;

2. Melhora o aspecto da pele, dando firmeza e hidratação;

3. Ajuda no tratamento contra flacidez;

4. Previne o envelhecimento precoce da pele;

5. Evita e protege os desgastes das articulações;

6. Auxilia no tratamento da osteoporose.

É verdade que com o passar dos anos nossa pele perde o colágeno?

A quantidade de colágeno na pele é a grande diferença entre o tecido epitelial de uma pessoa com 20 e de outra com 70 anos. Embora seja produzido naturalmente pelo organismo, quanto mais o tempo passa, menos colágeno fabricamos e, consequentemente, as linhas de expressão e a flacidez tendem a aparecer. Afinal a partir dos 30 anos, a produção de colágeno diminui e a sua carência começa a ser percebida. Por isso, é importante repor o colágeno não apenas por fatores estéticos, mas também por conta da saúde.

Reposição de colágeno, qual a idade ideal?

Precisamos começar a investir em tratamentos preventivos a partir dos nossos 25 anos, pois assim quando o nosso organismo começar a produzir menos colágeno, vamos sentir menos e por consequência conseguimos sempre estar com uma pele saudável.

Alimentação ajuda?

Para repor o colágeno, em primeiro lugar devemos pensar em uma dieta balanceada e variada (carnes, peixes, óleo de peixe, gelatina, leite desnatado, frutas cítricas, oleaginosas como: castanhas, amendoins), além de investir em sucos detox, para ajudar a diminuir a inflamação diária. Outra opção maravilhosa seria a introdução de colágeno hidrolisado em forma de suplemento, assim, conseguimos ajudar o organismo a ter uma menor glicação diária. Consulte sempre a nutricionista responsável que ela saberá exatamente a conduta.

Procedimentos estéticos para dar um UP no colágeno.

Em consultório conseguimos fazer ótimos tratamentos para repor o colágeno perdido durante os anos. Temos hoje no mercado, excelentes bioestimuladores de colágeno como: Ácido Polilático (Sculptra), Hidroxiapatita de cálcio (Radiesse e o Diamond), Policaprolactona (Elansé) e os fios de PDO.

O objetivo principal destes produtos não é o preenchimento, mas sim a bioestimulação decorrente da ação estimulatória nos fibroblastos (células que produzem as fibras colágenas). O Radiesse e o Elansé também podem ter efeito preenchedor, dependendo do modo de aplicação. Alem dos procedimentos injetáveis, temos também o ultraformer, laser e radiofrequência de alta potência no mercado que nos ajuda na estimulação desse colágeno.

Venha agendar sua consulta e saber exatamente qual o melhor tratamento para você!


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

תגובות


bottom of page