top of page
Buscar
Foto do escritordranathaliamorato

Você sabe quais são os sinais da perda de colágeno?


O colágeno é uma proteína natural encontrada no nosso organismo, responsável pela elasticidade e resistência da pele, saúde dos cabelos unhas e articulações. Com o tempo o banco natural de colágeno começa a acabar e nosso estoque é direcionado a partes mais especificas do corpo. A partir 25, o corpo já começa a apresentar os primeiros sinais de baixa dessa proteína e alguns detalhes já começam a ficar mais visíveis especialmente na pele.


Quais os sinais mais comuns de perda do colágeno?


1-Flacidez

Quando somos mais jovens, a nossa pele possuí uma elasticidade maior, além de mais volume quando puxamos. Com a perda de colágeno começamos a perceber uma flacidez, parece que o rosto vai murchando.


2-Perda do contorno facial


Com a falta do colágeno, o efeito da gravidade e força dos nossos músculos começam a se sobrepor a elasticidade da pele. Em nosso pescoço, por exemplo, possuimos um músculo que sustenta toda a nossa face chamado platisma e sem a firmeza que a proteína proporciona, a tendência é que o rosto comece a ser puxado por ele, e isso faz com que o contorno facial comece a ser perdido.


3-Linhas finas e marcas de expressão


As rugas finas e marcas de expressão começam a ficar mais acentuadas e você vai começar a perceber que mesmo nos momentos que o seu rosto está relaxado, aquela linha expressão continua aparecendo.


O que fazer para preservar esse colágeno?


Construir uma poupança de colágeno, com os tratamentos preventivos, sempre será uma opção melhor do que fazer os procedimentos depois que esses sinais já estão aparentes. Além das rotinas de skincare para a manutenção em casa, os procedimentos clínicos também devem ser adicionados aos seus cuidados. Inicialmente pode ser feita a aplicação da toxina botulínica duas vezes ao ano para proporcionar o relaxamento muscular e evitar o surgimento das rugas dinâmicas. A partir dos30 anos é aconselhável fazer bioestimulação de colágeno pelo menos uma vez por ano, já que a partir dessa idade, a produção da proteína caí para 1%. Mulheres na fase da menopausa precisam fazer esses procedimentos com mais frequência pois a queda hormonal acentua mais ainda os sinais da idade.


Eu sempre gosto de ressaltar que o envelhecimento não é o vilão, mas sim, parte da vida. O problema é a perda da autoestima devido à falta de autocuidado, então fazer as escolhas corretas hoje podem te proporcionar bons frutos em todas as fases da sua vida.


Quer envelhecer bem? Eu te ajudo, agende a sua consulta.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page